Como comprar um apartamento: Uma Introdução

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

apartamento dos sonhos

Como é o imóvel dos meus sonhos?

Em primeiro lugar, é preciso saber o perfil do imóvel que você deseja comprar. Isso vai delimitar não só sua busca de uma forma mais precisa, mas também uma faixa de preço mais estreita. Reflita bem sobre tópicos como:

  • Quantidade de quartos;
  • Tamanho aproximado em m² do imóvel;
  • Serviços oferecidos pelo condomínio (garagem, espaços de lazer, sistemas de segurança);
  • Região do imóvel.

Saber cada um desses aspectos vai orientar e agilizar seu processo de compra. Considerando que você tenha apenas uma ou duas regiões de interesse, procure imóveis de porte semelhante. Assim, dificilmente sua busca dará resultados que destoem muito no valor. Com essa organização, seu planejamento financeiro será mais eficiente.

Planeje suas finanças e comece a poupar antes de procurar seu imóvel!

Planejar finanças

Antes de escolher o seu imóvel, você precisa saber um o valor aproximado dos apartamentos que se encaixam no seu perfil. Sabe as características que você levantou na nossa primeira dica? Com elas em mente, faça uma busca rápida pela Internet.

Agora que você já sabe a média de valor para um imóvel com seu perfil, comece suas economias! Para ter o melhor rendimento e aproveitamento converse com o gerente do banco, ele poderá dar dicas de aplicações para seu dinheiro render. Além disso, aproveite para ver como seu FGTS pode ajudá-lo e faça algumas simulações para planejar melhor o seu futuro.

Já tem o dinheiro para quitar um imóvel ou dar uma entrada?

dinheiro para investir

Ótimo, agora começam as pesquisas! Faça uma busca detalhada na web, mas visite também cada um dos empreendimentos que mais chamou sua atenção. Confira pessoalmente se as informações disponibilizadas são as mesmas apresentadas na Internet.

Aproveite para conhecer melhor a região ao redor do seu novo lar. Entreviste algumas pessoas, pergunte sobre a qualidade dos serviços e a segurança na região. Será fácil encontrar pessoas amistosas dispostas a contar sobre a vida no bairro.

Conheça a construtora do seu imóvel!

Visitar a construção do apartamento

Se vai comprar um imóvel na planta, novo, ou com pouco tempo de uso, você precisa conhecer bem a reputação e idoneidade da construtora. Verifique o que andam falando sobre ela na Internet: matérias negativas ou positivas, opiniões de moradores ou especialistas.

Muitos detalhes podem passar despercebidos, mas são capazes de dar muita dor de cabeça. Imagine comprar um imóvel lindo, porém feito com peças hidráulicas de má qualidade. Em poucos anos você poderá ter problemas com infiltrações, por exemplo. Daí vem outro fator para observar: a construtora oferece um bom serviço de manutenção, caso seja necessário?

Outra tragédia seria comprar um imóvel na planta e nunca ver a construção ser terminada. Terrível, não é? Leia bastante e só feche negócio com construtoras renomadas que passem segurança aos seus clientes e que ofereçam um bom serviço de manutenção.

Quais documentos são necessários e como comprar um apartamento?

documentos para comprar um apartamento

Se você vai comprar um imóvel, é necessário uma série de documentos. Em cada caso haverá uma listagem com documentos diferentes. No entanto, geralmente são esses são os principais e que você precisará ter sempre em mãos:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de estado civil.

No caso de um financiamento, além dos documentos, você também vai precisar passar por uma análise cadastral. Nela, serão avaliadas as suas finanças e qualquer pendência que possa haver em seu nome. Por isso, é fundamental estar com o nome livre de restrições antes de pensar em financiar o seu apartamento.

Uma vez que você seguiu todas essas etapas, não há riscos! Você está no caminho de realizar seu sonho com toda felicidade. Lembre-se de pesquisar bem a região, conhecer a construtora responsável e fazer parcelas pequenas pelo menor período possível (no caso de financiamento). Agora é só começar a decorar e convidar seus amigos e familiares para visitar seu novo lar!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!