17 mar 2020

5 passos para economizar dinheiro

Compartilhe:

Se você chegou até este artigo procurando por dicas para economizar dinheiro para comprar a casa própria, deve saber que esse é um dos maiores sonhos das famílias brasileiras. E, também, a principal razão pela qual as pessoas investem em suas carreiras e decidem fazer um planejamento financeiro.

Com base nesse contexto, elaboramos este conteúdo com 5 dicas práticas de como economizar dinheiro que você pode aplicar em sua vida pessoal para alcançar a meta do primeiro imóvel.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

 

1. Planeje-se

Entre as dicas para economizar dinheiro, podemos começar pela base de qualquer projeto: planejamento.

Comprar uma casa é uma das maiores decisões que alguém pode tomar na vida. E por se tratar de um bem que pode levar até décadas para ser quitado, é muito importante pensar em cada passo a ser dado.

Avalie a sua situação financeira para saber quanto pode poupar por mês sem que precise passar por situações incômodas. Uma ideia interessante é aderir ao uso de uma planilha para anotar cada receita e despesa mensal.

Com base nos valores levantados, você poderá fazer projeções a respeito dos próximos meses. Esses dados serão seu fluxo de caixa — um termo utilizado no meio empresarial, mas que também se aplica à vida pessoal — e servirão como base para determinar em quanto tempo você terá dinheiro o suficiente para dar entrada em um imóvel.

 

2. Corte gastos desnecessários

Se você quer saber como economizar dinheiro no dia a dia, é preciso entender que grande parte das despesas familiares estão relacionadas a coisas supérfluas. Isto é, podem ser eliminadas que não farão falta ou afetarão a qualidade de vida de sua família.

Não estamos falando sobre cortar o lazer, mas sim de se planejar melhor em relação ao destino da renda mensal. Tudo pode ser ajustado de modo que caiba no orçamento, desde que as prioridades sejam colocadas na mesa.

Algumas dicas para economizar dinheiro fazendo cortes e reduções que podemos citar, são:

  • pedidos de comida por aplicativo;
  • jantares fora de casa;
  • pacote de TV a cabo — reduza para uma versão mais simples;
  • baladas no final de semana;
  • trocas de celular — muitas pessoas trocam de dispositivo regularmente.

 

3. Cuidado com os gastos fixos

Uma de nossas dicas para economizar dinheiro é prestar mais atenção aos gastos fixos — aqueles que ocorrem todos os meses — já que eles comprometem uma parcela considerável do orçamento familiar.

Água, luz e internet são aspectos cruciais para sobreviver e isso é indiscutível. Contudo, sempre há como reduzir o consumo. Por exemplo, o plano de internet contratado deve necessariamente ser o mais caro? Já notou se as luzes dos cômodos da casa ficam acesas mesmo quando não tem ninguém?

Ao assumir um compromisso tão importante quanto a compra de um imóvel, é preciso entender que cada centavo poupado faz diferença e representa um passo em direção ao seu objetivo.

 

4. Poupe dinheiro

Como fazer para economizar dinheiro sem poupar, não é verdade? O fato é que realizar o sonho da casa própria é uma meta que exigirá muitos sacrifícios.

Adaptar o orçamento é o melhor caminho para pagar as prestações sem passar aperto, e é essa é uma das melhores dicas para economizar dinheiro.

Se você tem parte da renda familiar em algum investimento ou na poupança, já deve deve ter se acostumado a guardar dinheiro, então essa não será uma tarefa tão difícil.

Mas se você tem o perfil de gastar quase todo o salário assim que o recebe, precisará colocar suas prioridades em perspectiva, caso queira atingir sua meta.

 

5. Defina metas

O último item de nossa lista de dicas para economizar dinheiro consiste em definir parâmetros para que você e sua família se guiem. Estamos falando sobre estabelecer metas financeiras.

Digamos que para dar entrada no imóvel, dentro dos próximos dois anos, será necessário economizar R$ 500 por mês. Tenha esse valor estipulado como uma meta financeira, pois assim será mais fácil saber o que cortar ou reduzir sem que a qualidade de vida da família seja prejudicada.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre as principais dicas para economizar dinheiro, tudo é uma questão de saber adaptar o estilo de vida de sua família à renda mensal disponível.

Para tanto, um planejamento financeiro familiar é o ideal. Que tal explorar melhor este assunto?