Você é controlado financeiramente? Veja 4 características de quem não é

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Todos acabamos gastando mais do que devíamos vez ou outra, mas há situações em que perdemos o controle financeiro e nos endividamos até o pescoço.

Mais do que coincidências ou azar, as causas desse descontrole estão relacionadas a hábitos ruins que são adquiridos com o tempo ou até mesmo a fatores psicológicos. Vamos mostrar aqui algumas características de pessoas descontroladas financeiramente. Será que você se identifica com alguma delas?

Indisciplina com as finanças

descontrole financeiro

Muitas pessoas são indisciplinadas em várias atividades, porém quando o assunto são as finanças, disciplina é a palavra de ordem.

É preciso ter foco para não começar uma compulsão. Em um mês se compra uma blusa, ou se faz um passeio além do orçamento com a convicção de ser a única vez. No mês seguinte acontece novamente, no terceiro mês o que era exceção já está se tornando um hábito e assim vai.

Mantenha a disciplina para não inserir maus hábitos financeiros na sua rotina. É mais fácil adquiri-los do que se livrar deles mais tarde!

Padrão de vida elevado

Altos gastos

Não existe um padrão de vida definido para todo mundo. Ele varia de acordo com a renda e com os objetivos de cada pessoa.

Se você tem planos de fazer um pé de meia ou se livrar das dívidas, então deve abrir mão de algumas regalias. Você não precisa ficar prostrado em casa, mas é preciso repensar seus hábitos e sua rotina.

Se você deseja fazer o dinheiro reder, frequente estabelecimentos com um preço mais em conta, só compre o que realmente precisar, evite usar o cartão de crédito, opte por eventos gratuitos. São pequenos sacrifícios para um resultado muito vantajoso!

Impulsividade nas compras

compra impulsiva

Viu uma barraca de camping  por um preço bom? Calma! Você realmente precisa dela?

Independentemente dos valores, sempre pense na importância do produto para você e na necessidade real de adquiri-lo. O conselho é esperar alguns dias antes de comprar. Se você foi tomado por uma vontade súbita de comprar uma barraca de camping  porque ela está com uma promoção, pare e pense. É bem provável que você não precise dela de verdade, apenas ficou empolgado pelo momento.

Um ou dois dias é o bastante para refletir sobre a relevância da compra e passar por aquela empolgação que nos faz comprar por impulso.

Despreparo para despesas extraordinárias

falta de dinheiro

Uma batida no carro, uma urgência médica acompanhada de exames e remédios… Nunca sabemos que eventos inesperados nos farão gastar mais dinheiro do que o previsto. Se você está sempre com o dinheiro contado, fica à mercê da sorte.

“Mas se são imprevistos, como prever?”

Simples: preparo!

Esteja pronto para os imprevistos. Você pode não saber quando eles vão chegar, mas pode estar preparado para enfrentá-los. No caso, basta fazer uma poupança.

Junte todo mês uma quantidade de dinheiro destinada a um fundo de emergência. Para urgências menores, tenha na poupança uma quantia equivalente ao seu salário. Se puder, guarde ainda mais!

Nós listamos quatro características e a forma de lidar com cada uma delas. Só depende de você começar a mudar alguns hábitos para tomar o controle da sua vida financeira!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

  1. Avatar
    Marilia Firmo Carneiro 25 de setembro de 2017 as 14:41

    Gostei muito. Sou muito compulsiva e preciso ter mais cuidado com minha vida financeira.

    Responder
    • Emccamp Residencial
      Emccamp Residencial 26 de setembro de 2017 as 09:11

      É verdade, Marilia! Evitando pequenos gastos desnecessários, você verá a grande diferença no final do mês em seu orçamento. Que bom que gostou da dica 😉

      Responder

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!