Quanto você deveria gastar para comprar um imóvel?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O valor a ser gasto na compra de um imóvel pode variar por muitos motivos, desde os planos em relação ao imóvel que você vai comprar até as condições financeiras que você tem. Às vezes pode valer a pena gastar um pouco mais se o imóvel em questão tem um potencial de valorização muito alto, ou se tem algum atributo que seja indispensável para você. Mas, na grande maioria dos casos, é preciso estar muito atento à escolha. Por isso, listamos dicas de economia fundamentais para você!

Quanto gastar no imóvel em uma compra à vista:

comprar um imóvel: gastar em um imóvel

Aqui não há nenhum segredo. Se você fez uma boa pesquisa sobre os imóveis que deseja, e se tem o suficiente para quitar o imóvel do jeito que sonha, compre-o sem medo.

Caso tenha uma boa economia, muito superior ao valor do imóvel, pense bem! Isso não significa que você não deve pesquisar bastante para poupar, afinal a economia pode ser convertida em aplicações que vão render ainda mais dinheiro!

Quanto gastar em um financiamento de imóvel:

financiar um imóvel

Para conseguir uma parcela com o valor adequado e sem prolongar demais o tempo do financiamento, é importante ter uma boa entrada, que pode ser conseguida a partir de uma reserva econômica e, se houver, com o Fundo de Garantia.

Para ter uma noção mais exata, converse com a construtora e faça simulações para calcular os valores e planejar quanto gastar em um imóvel de forma mais segura.

Dicas rápidas para pagar menos em um imóvel:

Pagar menos em um apartamento

Sabendo que as parcelas não devem exceder 20% ou 30% (contando com gastos residenciais) de sua receita, é preciso economizar na compra. Isso vale também em uma compra à vista, pois os valores poupados podem ser convertidos em mobílias ou no pagamento de impostos e taxas da compra. Veja essa lista valiosa:

Mercado:

Fique atento ao mercado. Leia jornais e pesquise na Internet. Quando a procura está baixa e existe mais oferta que procura, o preço costuma cair ou, ainda, é possível conseguir uma flexibilidade melhor na negociação.

Região:

Às vezes, comprando um imóvel numa região vizinha você pode economizar 20%, 30% ou até mais! Poucos quarteirões de distância podem valer muito. E se você tem boas linhas de ônibus te atendendo, ou não se importa de dirigir alguns minutos a mais, essa pode ser uma ótima opção. Vale a pena pesquisar!

Não compre de qualquer construtora:

A pedida aqui é gastar menos, mas às vezes gastar mais é sinônimo de economia! É possível, na busca por bons preços, comprar um imóvel com ótimo preço, mas com qualidade medíocre. Muitas falhas de infraestrutura só aparecem com o tempo, quando já é tarde demais para desistir da compra.

Por isso, gastar um pouco mais para comprar com uma construtora renomada é mais vantajoso que ter dores de cabeça e altos gastos com obras e reformas. Fora os casos estruturais mais sérios, que além de não terem solução desvalorizam bastante uma futura venda.

Comprar um imóvel é uma conquista única na vida. Por isso, é fundamental planejar tudo com calma e saber quanto gastar em um imóvel para aproveitar sua aquisição com tranquilidade e alegria. Será sua primeira compra? Que tal conferir se já sabe tudo que vai precisar para comprar seu imóvel!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

  1. Avatar
    Eliane Nascimento da Silva 8 de agosto de 2017 as 12:33

    Gostaria de saber mais informação na compra do meu 1º imovel.
    O FGTS meu é pouco?
    o Meu salario e de 1600,00
    Como eu poderia comprar um imóvel na planta, onde tenho uma parcela que eu posso estar pagando até a entrega das chaves.

    Responder
    • Emccamp Residencial
      Emccamp Residencial 10 de agosto de 2017 as 15:55

      Olá Eliane. Comprar o primeiro imóvel parece uma tarefa difícil, mas com uma boa orientação você consegue ver que é possível. No seu caso, com o seu salário, você se encaixa na faixa 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida e seu subsídio – ou seja, o desconto que o governo vai te conceder para ajudar na compra do imóvel – pode chegar a R$ 42.200, mas varia de acordo com sua idade, se você tem dependentes, se vai participar com mais uma pessoa no contrato, e outros fatores. O ideal mesmo é que você tenha o auxílio de um consultor para identificar o seu perfil e te mostrar que é possível sim realizar seu sonho. O time de vendas da Emccamp está à disposição para realizar um atendimento personalizado. É só entrar em contato pelo 0800 200 7070

      Responder
  2. Avatar
    Marisa Aparecida Santana Duarte 14 de agosto de 2017 as 23:16

    Boa noite
    Então tenho 51anos
    Fgts, 25.000,00
    Salário de 1.600,00
    Consigo comprar um ap no valor de 190.000,00?

    Responder
    • Emccamp Residencial
      Emccamp Residencial 16 de agosto de 2017 as 16:32

      Oi Marisa! Você precisa passar essas informações para um consultor para que ele faça simulações e lhe indique o imóvel que melhor se adéqua ao seu perfil de renda e disponibilidade de FGTS. Com o seu salário, por exemplo, você se encaixa na faixa 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida, cujos subsídios (descontos concedidos pelo governo) são bastante interessantes. Para esta faixa há um valor máximo do imóvel para seu enquadramento, e esse valor varia por cidade. Então que tal conversar com o time de vendas e verificar se algum de nossos empreendimentos atendem as suas necessidades? Ele está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e fazer um atendimento personalizado. É só entrar em contato pelo 0800 200 7070 ou enviar mensagem para o WhatsApp 9 7117-0000.

      Responder

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!