Dicas de proteção doméstica para a segurança das crianças

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Pai e filho no apartamento

Crianças trazem alegria e felicidade para o lar. Suas brincadeiras e energia deixam o clima sempre animado. Porém, é essa mesma disposição e curiosidade que pode colocar os pequenos em situações de risco: tomadas expostas, quinas, objetos cortantes ou quentes… É preciso ter atenção e, por isso, separamos algumas dicas de ouro para garantir a segurança dos pequeninos:

Atitudes que podem proteger as crianças da casa:

1. Cuidado com objetos cortantes:

Nunca deixe objetos como facas ou tesouras ao alcance de crianças. Mesmo que você esteja no cômodo, uma pequena distração pode ser o suficiente para que elas se machuquem. Portanto, sempre deixe objetos cortantes em locais altos, onde os pequenos não podem alcançá-los, ou dentro de gavetas protegidas.

2. Atenção com as panelas e objetos quentes:

Nunca deixe panelas e frigideiras na borda do fogão dando sempre preferência às trempes de trás. Se todas as bocas do fogão estiverem sendo usadas, vire os cabos das panelas para dentro do fogão. Assim eles ficam fora do alcance das mãos dos pequenos.

Outros objetos quentes também requerem atenção: um Babyliss ou prancha de cabelo podem causar grandes queimaduras. Por esse motivo, além de deixá-los fora do alcance das crianças, verifique se o fio não está pendurado para não ser puxado.

3. Fique atento a objetos pequenos e substâncias perigosas:

Dependendo da idade da criança, é preciso ter atenção também a objetos pequenos que podem ser engolidos, ou alojados no nariz ou ouvidos.

Desinfetantes, produtos de limpeza, remédios também são perigosos, podem ser ingeridos pelas crianças e devem ser guardados fora do alcance delas – em locais altos ou armários com travas – para evitar acidentes.

Dispositivos de segurança para proteger as crianças:

Além das atitudes que ajudam a proteger os pequenos, há alguns dispositivos que podem tornar o seu lar mais seguro:

Rede de proteção para janela:

tela de protecao

A Rede de proteção serve como item de segurança para crianças e animais domésticos evitando fugas e queda de locais altos.

Proteção de quina de mesa:

proteção de quina de mesa

Existem protetores de quinas e proteções de espuma que podem ser colocadas ao longo de toda a mesa. Elas diminuem o risco das crianças se acidentarem com batidas ou quedas.

Trava de segurança de gaveta:

segurança gaveta

Gavetas com objetos pequenos, cortantes ou pontiagudos, ou mesmo equipamentos eletrônicos e afins podem oferecer risco à segurança de crianças curiosas. As travas garantem, de forma simples, que as gavetas não sejam abertas com facilidade.

Protetor de tomada:

protetor tomada

Choques elétricos são frequentes e é possível que tenham resultados desastrosos. Por curiosidade, uma criança pode introduzir algum objeto que conduza eletricidade em uma tomada e ser eletrocutada. Os protetores de tomada têm baixo custo, são práticos e diminuem riscos de acidentes desse tipo.

Você já tinha planejado esses itens de segurança para o seu apartamento? É um investimento muito pequeno para cuidar de quem se ama. Vale gastar cada centavo para se viver com mais tranquilidade. Agora é só deixar os pequeninos explorarem e descobrirem um lar seguro e cheio de carinho!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!