02 jul 2020

Como criar uma reserva financeira para momentos de crise?

Compartilhe:

Hoje você está trabalhando e com uma situação financeira confortável, mas amanhã pode não estar mais. Essa é uma situação recorrente para a maior parte dos brasileiros, principalmente em momentos de crise econômica.

Por isso, é sempre importante ter uma reserva financeira, pois, se de repente você perder sua fonte de renda principal, não ficará desamparado e poderá arcar com suas despesas básicas por algum tempo.

Mas esta é apenas uma das vantagens de contar com esse recurso.Continue a leitura e saiba por que ter uma reserva financeira é essencial!

 

Bons motivos para ter uma reserva financeira

Embora a gente tenha a consciência de que quanto mais conseguir guardar, melhor, de maneira geral, o brasileiro não é educado para lidar com dinheiro, o que faz com que a maioria das pessoas acabe passando por dificuldades financeiras.

 

Dica: Saiba como fazer um planejamento financeiro familiar

 

Por isso, a reserva financeira é o jeito mais fácil de garantir que você não passará nenhum aperto. Quer ver só? Aí estão alguns benefícios que provam que o esforço vale a pena:

 

Não contrair dívidas

Imagine que você perdeu o emprego e não fez nenhuma reserva financeira. Como pagar as contas? Pedir empréstimo pode até ser uma solução, mas não vai te livrar das dívidas, pelo contrário, vai aumentá-las. Já se você tiver um dinheiro guardado, não vai precisar entrar numa “bola de neve”.

 

Conquistar liquidez financeira

Liquidez é ter o dinheiro disponível na hora que você precisa. A reserva é justamente um recurso para ser utilizado em uma situação de emergência, quando você não tem tempo para esperar que o dinheiro seja disponibilizado, como ocorre nos fundos de investimento, por exemplo.

 

Manter a estabilidade financeira

O segredo para manter o seu padrão de vida num momento de crise é a reserva financeira. No entanto, mesmo tendo uma boa quantia guardada, é bom cortar gastos supérfluos, afinal, dinheiro é para ser usado com sabedoria.

 

Chance de fazer o dinheiro render

Dependendo do montante acumulado, uma boa opção é investir na aquisição de imóveis. Aproveitando o momento, em que os juros estão baixos e as facilidades para financiamentos estão maiores, você pode garantir o aumento do seu patrimônio.

O investimento em imóveis tem se mostrado uma das melhores opções do mercado, uma vez que eles sempre valorizam e você tem a opção de alugá-los ou vendê-los mais tarde, rentabilizando o dinheiro investido.

 

Como criar a sua reserva financeira?

Só há uma forma de garantir a sua segurança agora e no futuro: economizando. Para alcançar esse objetivo, é essencial ter o controle da suas finanças, saber o que entra e o que sai todo mês e separar a quantia necessária para suprir as suas necessidades básicas. Com isso, você ficará sabendo quanto pode realmente guardar para obter uma reserva financeira.

Não importa quanto seja esse valor, é importante começar a economizar já. Você pode abrir uma poupança, colocar em um fundo de investimento ou consultar outras opções com resgate rápido possíveis de acordo com a quantia disponível.

Incorpore o hábito de guardar dinheiro na sua vida e, em pouco tempo, você poderá planejar o seu futuro com mais segurança e até investir no imóvel dos seus sonhos!