16 jul 2020

Por que ficar em casa se tornou tão importante?

Compartilhe:

A pandemia de Coronavírus (Covid-19) vem alterando a rotina das pessoas no mundo inteiro, pois, como todos sabem, a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação do vírus é o isolamento social.

No entanto, mesmo sabendo que ficar em casa nesse momento pode ajudar a salvar vidas, a maioria das pessoas está tendo dificuldade em encarar o isolamento, o que acaba afetando a saúde física e emocional.

Mas você sabia que essa situação pode se transformar em uma experiência rica e prazerosa? Leia o artigo para saber como!

 

A importância de ficar em casa

Desde que a OMS declarou a infecção pelo Coronavírus como uma pandemia, em março de 2020, foi determinado o isolamento social em todo o mundo, com o fechamento de shoppings, academias e o comércio em geral — com exceção dos setores essenciais, como alimentação e limpeza.

Vale lembrar que a principal forma de contágio pelo Covid-19 é pela proximidade com algum infectado, ou seja, o simples ato de cumprimentar ou compartilhar itens pode espalhar o vírus, principalmente se considerarmos que a maior parte dos casos não apresenta os sintomas e pode estar infectada sem saber. 

Por isso, evitar aglomerações e ficar em casa é fundamental para reduzir as taxas de contaminação. Mas isso não precisa — e nem deve — ser encarado como uma coisa ruim.

Afinal, a nossa casa é o lugar mais seguro do mundo agora, não é mesmo? Temos algumas sugestões que podem ajudar você a passar por esse período com mais tranquilidade. Confira:

 

Mantenha o contato com seus familiares e amigos

Ficar em casa não significa que você não possa estar próximo de quem mais gosta. Aplicativos de videoconferência e mensagens permitem fazer videochamadas com várias pessoas ao mesmo tempo, então, aproveite essa facilidade e reúna seus amigos virtualmente!

 

Exercite sua tolerância

Ficar em casa o tempo todo pode ser bem estressante, por isso, é preciso tentar controlar suas emoções e conviver em harmonia com a sua família.

Quando estiver se sentindo apreensivo ou chateado, tente fazer algo para relaxar, como assistir a um filme juntos ou jogar um jogo que gostem, para que haja interação. 

Em último caso, você pode procurar auxílio psicológico. Há diversos profissionais fazendo atendimento virtual durante a pandemia.

 

Divida as tarefas 

O que fazer quando você precisa desenvolver suas atividades profissionais em casa e ainda dar conta das tarefas domésticas? O ideal é determinar um horário de trabalho e cumprí-lo à risca, dividindo as tarefas domésticas com outras pessoas, se possível.

 

Tente aprender algo novo

Passar mais tempo em casa pode ser uma oportunidade para botar a sua lista de filmes e livros em dia, ou, quem sabe, desenvolver uma nova habilidade.

Na internet, você pode estudar sobre qualquer assunto, com e-books, videoaulas e cursos de curta ou longa duração. 

 

Faça atividade física

Manter o corpo ativo também é essencial neste momento, portanto, não abra mão das atividades físicas, mesmo sem sair de casa. Que tal comprar uma esteira ou praticar yoga online? 

Também dá para fazer musculação utilizando os seus próprios móveis e utensílios.  Então, se você ainda não possui esse hábito, é uma boa hora de começar.

Viu como ficar em casa pode ser divertido? O importante é não desanimar e manter uma rotina diária.

E você, está fazendo algo diferente para aproveitar melhor esse período? Que tal conferir algumas dicas de decoração para apartamentos pequenos?