04 jun 2020

5 ideias de negócio para trabalhar em casa e manter a renda

Compartilhe:

Ninguém sabia ao certo como a pandemia ia afetar o mercado de trabalho na prática, mas a resposta veio, rápida e contundente. 

De acordo com números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no último trimestre, o Brasil perdeu quase 5 milhões de postos de trabalho. Isso representa um cenário de desemprego na casa dos 12,6%.

A economia pode estar parando, mas nossas vidas não. Nossos sonhos, como comprar um apartamento, também precisam permanecer ativos, e quase sempre eles dependem de recursos financeiros, que agora estão ficando raros.

É preciso encontrar saídas, alternativas, reinventar-se em tempos de tanta dificuldade. Neste sentido, você já pensou em procurar um negócio para trabalhar em casa? 

Continue conosco e entenda o que você pode fazer para colaborar com sua renda!

 

#01 Assistente Virtual

Uma das funções com mais diversidade de atuação, tornar-se um ou uma assistente virtual vai muito além de dar suporte via meios digitais. 

Se a ideia é encontrar um negócio para trabalhar de casa, a assistência virtual pode oferecer desde a possibilidade de atuar na área administrativa, financeira, comercial ou até mesmo como secretário remoto. 

Por exemplo, você pode ser responsável por organizar planilhas, agendas, gerenciar e-mails corporativos, realizar o pagamento de contas ou inclusive apresentar produtos e atuar diretamente em vendas. 

 

#02 Digitador

Hoje em dia, a tarefa de digitador vai além de meramente passar textos a limpo. O digitador da atualidade é um gestor de informações.

Responsável por digitalizar dados das mais variadas fontes (como planilhas, tabelas, vídeos) e transformá-los em texto, os digitadores são responsáveis por uma longa cadeia de processos, que envolvem, entre outras atividades:

  • Análise e preparação dos conteúdos a digitar;
  • Digitação de documentos de diferentes formatos;
  • Recepção e envio de arquivos;
  • Estruturação da organização de arquivos.

Então, se você tem facilidade em lidar com esse tipo de atividade, pode ser uma excelente ideia de negócio para trabalhar em casa e manter a renda.

 

#03 Produtor de conteúdo

Nos últimos 10 anos, vimos muitas novas profissões surgirem, principalmente quando percebemos que praticamente toda a origem de nossas informações migrou para o universo online.

E é preciso gente para criar tanto conteúdo. Sejam conteúdos para blog, e-books, postagens para redes sociais, vídeos ou podcasts, a máquina de produção de informações digitais não para. 

Se você tem mais afinidade com a escrita, pode começar a procurar agências de marketing de conteúdo ou plataformas que busquem redatores. Também há grupos nas redes sociais onde existe muita oferta de trabalho. 

 

#04 Desenvolvedor de sites

Trabalhar como programador é uma alternativa que tem atraído muitas pessoas. Por um lado, por mais que surjam profissionais interessados nesse campo de trabalho, ainda há vagas sem ocupar no mercado. 

O desenvolvimento de sites tem várias etapas e atividades. Podemos citar algumas como a criação do layout das páginas, programação das interfaces usadas pelos usuários e no funcionamento interno do site e até mesmo programação por meio de códigos e linguagens específicos. 

Os tempos mudaram, fomos pegos de surpresa pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas nem por isso podemos ficar parados esperando as coisas se normalizarem. 

Aliás, esta pode ser uma excelente oportunidade para que você encontre novos rumos e mantenha seus projetos futuros vivos. E já que você está buscando ideias de negócio para trabalhar em casa, não deixe de conferir o post 5 ideias de home office durante a quarentena!