05 mar 2020

Decoração de apartamento pequeno: 7 dicas para vencer esse desafio

Compartilhe:

Ambientes enxutos estão se tornando uma tendência cada vez mais comum nas cidades grandes. Dito isto, quando falamos em decoração de apartamento pequeno, é preciso pensar em cada detalhe com bastante atenção, pois o design dos interiores pode exigir soluções práticas e adaptações para aproveitar o espaço sem perder personalidade e sofisticação.

Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo com uma série de dicas úteis sobre decoração de apartamento pequeno. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

 

1. Invista em móveis planejados

Para fazer a decoração da sala de apartamento pequeno, por exemplo, assim como qualquer outro cômodo da casa, deve-se ter em mente a quantidade de espaço disponível.

Uma ideia interessante para espaços compactos é investir em móveis planejados, já que eles são confeccionados sob medida, o que garante um bom aproveitamento da área.

 

2. Nada de móveis robustos

A decoração de apartamento pequeno deve ser proporcional ao seu tamanho, portanto risque de sua lista armários, sofás ou mesas muito grandes. 

Além de não combinarem com o local, você terá problemas de locomoção no dia a dia. Além disso, um mobiliário mais leve ajuda a valorizar o ambiente.

 

3. Menos é mais

Se você quer ter um quarto de apartamento pequeno decorado de forma moderna e sofisticada, é preciso aprender a se desapegar de algumas coisas.

Escolha apenas o que será fundamental para o espaço, como uma prateleira, uma escrivaninha ou uma poltrona, por exemplo.

 

4. Aposte na iluminação

Apesar desta dica valer para qualquer ambiente da casa, a luz é um ponto forte para valorizar a decoração da cozinha de apartamento pequeno, já que esse é um ambiente no qual você receberá as visitas e terá momentos sociais agradáveis.

Ambientes pouco iluminados transmitem uma sensação de pouco espaço. Contudo, exagerar na iluminação não fará com que seu apartamento ganhe metros adicionais.

O segredo é posicionar as luminárias estrategicamente, de modo que as luzes sejam projetadas sobre pontos específicos, gerando uma perspectiva de ampliação.

 

5. Use espelhos para ampliar

Uma dica de ouro para decoração de apartamento pequeno é utilizar espelhos para causar uma impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Essa ideia pode ser aplicada em qualquer ambiente da casa, mas costuma funcionar muito bem na sala, que é um dos cômodos onde as pessoas permanecem mais tempo e se locomovem com frequência.

O banheiro de apartamento pequeno também é um ótimo local para aplicar espelhos, pois geralmente esse é um dos espaços mais apertados em imóveis enxutos e, além disso, espelhos são itens obrigatórios em banheiros. Portanto, nada melhor do que unir o útil ao agradável.

 

6. Escolha as cores certas

Um ponto crucial na decoração de apartamentos pequenos é a escolha das cores, pois assim como a iluminação, elas têm influência sobre a forma como as pessoas notam o ambiente. A dica é priorizar cores neutras e suaves, pois causam a sensação de amplitude e leveza.

Isso vale tanto para os mobiliários quanto para as paredes. Ou seja, nada impede que você escolha objetos de decoração e móveis com cores específicas para agregar valor estético ao cômodo.

Em outras palavras, ambiente claros dão a impressão de sofisticação e de serem maiores do que seu verdadeiro espaço físico.

 

7. Dê uma atenção especial aos rebaixamentos

Nossa última dica sobre decoração de apartamento pequeno está relacionada a uma moda que se popularizou nos últimos anos: os rebaixamentos de teto com gesso.

De fato, essa é uma ótima forma de valorizar o imóvel e causar a impressão de que você está vivendo em uma pequena versão de um palácio.

Porém, é preciso tomar muito cuidado quando se trata de um apartamento pequeno, pois se rebaixar demais o teto, pode causar uma sensação claustrofóbica nos moradores. Se seu imóvel for muito pequeno, considere fazer apenas detalhes nas laterais do teto com gesso.

Como você pôde contemplar neste artigo sobre decoração de apartamento pequeno, ambientes enxutos estão se tornando uma forte tendência nas capitais e cidades grandes, pois as pessoas estão aderindo a um estilo de vida mais minimalista por conta das mudanças de hábito de consumo. Porém, isso não significa que você não pode viver em um ambiente estiloso, sofisticado e confortável.

Essas dicas foram úteis para você? Uma das maneiras de contribuir para a decoração do seu apartamento ficar ainda melhor é manter tudo organizado. Portanto, leia também o post Como manter a casa organizada com hábitos simples!