05 mar 2020

Decoração de apartamento pequeno: 7 dicas para vencer esse desafio

Compartilhe:

Ambientes enxutos estão se tornando uma tendência cada vez mais comum nas cidades grandes. A época dos imóveis enormes, cheios de divisões, cômodos, corredores e metros quadrados de sobra foi. Pouco a pouco, demos lugar a soluções de moradia menores, mais acessíveis e funcionais.

E quando o espaço é mais compacto, tudo deve ser pensado de forma mais inteligente. A proporção de móveis e objetos devem estar de acordo com a área que temos à disposição. Nesse sentido, precisamos pensar em uma decoração mais clean e funcional.

Dito isto, quando falamos em decoração de apartamento pequeno, é preciso pensar em cada detalhe com bastante atenção. O design dos interiores pode exigir soluções práticas e adaptações para aproveitar o espaço sem perder a personalidade e a sofisticação.

Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo com uma série de dicas úteis sobre decoração de apartamento pequeno. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

1. Invista em móveis planejados

Para fazer a decoração da sala de apartamento pequeno, por exemplo, deve-se ter em mente a quantidade de espaço disponível. Aliás, mais do que isso: a palavra aqui é otimização.

Cada centímetro conta e pode ser aproveitado para criar soluções de mobiliários que atendam às necessidades da vida moderna e se integrem perfeitamente à decoração do seu apartamento. 

Uma ideia interessante para espaços compactos é investir em móveis planejados. Eles são confeccionados sob medida, o que garante um bom aproveitamento da área disponível.

Além disso, os móveis planejados podem ser pensados de olho no futuro. Se a família aumentar, por exemplo, será preciso mais espaço em armários, guarda-roupas e até mesmo no home office. Com móveis planejados, é possível preparar o ambiente para essas mudanças e economizar com mudanças.

2. Nada de móveis robustos

Os móveis usados na decoração de apartamento pequeno devem ser proporcionais ao tamanho do apartamento. Portanto, risque de sua lista armários, sofás ou mesas muito grandes. 

Além de ocuparem um espaço precioso, eles tornam o ambiente pesado e de difícil circulação. Já pensou ter que desviar de um sofá, uma mesa e duas poltronas antes de conseguir chegar à sua cozinha?

Um mobiliário mais compacto traz leveza para os ambientes e integra-se com mais facilidade ao resto da decoração. Permite, ainda, que você mude a disposição dos objetos, renovando a decoração do seu apartamento.

3. Menos é mais

Se você quer ter um quarto de apartamento pequeno decorado de forma moderna e sofisticada, é preciso aprender a se desapegar de algumas coisas.

No quarto, você precisa somente da cama, de uma mesa de cabeceira e uma mesinha de trabalho ou de apoio. Se achar que tem espaço suficiente, pode ter também uma poltrona para leitura, ou um puff.

Prateleiras podem complementar a decoração, criando mais superfícies úteis no ambiente. Nesse sentido, escolha uma parede e concentre as prateleiras em um só painel. É possível variar o tamanho delas e a disposição, tornando-as também um ponto importante da decoração.

Quanto ao guarda-roupas, se houver outro cômodo em que ele possa ficar, perfeito. Assim você deixa seu quarto mais livre. Mas, se este não for o caso, dê preferência também a um guarda-roupas planejado. Desse modo, ele não destoa do ambiente e garante que você poderá guardar todas as suas coisas nele. 

4. Aposte na iluminação

A luz é um ponto forte para valorizar a decoração de um apartamento pequeno. Ambientes pouco iluminados transmitem uma sensação de pouco espaço. Contudo, exagerar na iluminação não fará com que seu apartamento ganhe metros adicionais.

O segredo é posicionar luminárias estrategicamente, de modo que as luzes sejam projetadas sobre pontos específicos, gerando uma perspectiva de ampliação.

Uma boa dica para escolher os melhores lugares para inserir uma iluminação extra é observar seu apartamento durante o dia. Quais pontos não recebem luz solar suficiente? Em quais cômodos você acaba tendo que acender a luz para ver melhor o ambiente?

Outra dica é ter lâmpadas com temperatura de cor diferentes. Alguns ambientes, como cozinha e banheiro, pedem iluminação mais branca, já em varandas, espaços de leitura e descanso, você pode ter alguns dos pontos de iluminação com luz mais quente, puxando para o amarelo. 

5. Use espelhos para ampliar

Uma dica de ouro para decoração de apartamento pequeno é utilizar espelhos, pois eles causam a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Essa ideia pode ser aplicada em qualquer ambiente do apartamento. Mas costuma funcionar muito bem na sala, que é um dos cômodos onde as pessoas permanecem mais tempo e se locomovem com frequência.

O banheiro de apartamento pequeno também é um ótimo local para aplicar espelhos. Outro bom uso é no final de corredores, se eles terminam em uma parede, e não em uma porta. 

6. Escolha as cores certas

Um ponto crucial na decoração de apartamentos pequenos é a escolha das cores. Assim como a iluminação, elas têm influência sobre a forma como as pessoas percebem e experimentam o ambiente. 

A dica é priorizar cores neutras e suaves, pois causam a sensação de amplitude e leveza.

Isso vale tanto para os mobiliários quanto para as paredes. Ou seja, nada impede que você escolha objetos de decoração e móveis com cores específicas para agregar valor estético ao cômodo.

Em outras palavras, ambientes claros dão a impressão de sofisticação e de serem maiores que seu verdadeiro espaço físico. E para que não fique tudo muito monocromático, você pode apostar em alguma parede mais colorida, mas também em tons amigáveis, como o amarelo ou laranja. 

7. Dê uma atenção especial aos rebaixamentos

Nossa última dica sobre decoração de apartamento pequeno está relacionada a uma moda que se popularizou nos últimos anos: os rebaixamentos de teto com gesso.

Essa é uma ótima forma de valorizar o imóvel e causar a impressão de que você está vivendo em uma pequena versão de um palácio.

Porém, é preciso tomar muito cuidado quando se trata de um apartamento pequeno. Ao rebaixar demais o teto, a impressão será de que o apartamento é menor do que realmente é. 

Se seu imóvel for muito pequeno, considere fazer apenas detalhes nas laterais do teto com gesso. Mesmo assim, dá para usar este recurso em regiões pontuais do imóvel. Por exemplo, na área onde estiver localizada a mesa de jantar. 

Como algumas salas de jantar estão conectadas com cozinhas, no estilo americano, você pode rebaixar ligeiramente a cozinha e seguir com o gesso até o lugar da mesa, integrando mais ainda esses ambientes. 

Como você pôde contemplar neste artigo com dicas de decoração para apartamentos mais compactos, o uso de um estilo mais funcional está se tornando uma forte tendência nas capitais e cidades grandes.

Isso acontece porque as pessoas estão aderindo a um estilo de vida mais simples, que busca aliar conforto e praticidade. Porém, isso não significa que seu apartamento vai perder estilo e sofisticação. Pelo contrário, com o planejamento certo, ele vai ficar ainda melhor!

Essas dicas foram úteis para você? Uma das maneiras de contribuir para a decoração do seu apartamento ficar ainda melhor é manter tudo organizado. Portanto, leia também o post Como manter a casa organizada com hábitos simples!