09 fev 2021

Decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro: será que dá?

Compartilhe:

Decorar um lugar é um ato criativo, uma busca por dar àquele espaço uma personalidade, uma cara. 

A decoração de um apartamento não deixa de ser o reflexo de quem o habita, e isso realmente não depende do tamanho do imóvel. 

Sua casa vai ser sempre uma prolongação de você mesmo, não importa se seu apê tem 50 ou 150 metros quadrados. Cada cantinho, cada escolha de cor ou de mobiliário será sempre fruto de sua escolha, tanto estética como econômica. 

Aliás, a decoração de um apartamento pequeno tende inclusive a sair mais em conta. Como há menos cômodos, a quantidade de coisas que você tem que comprar é menor. E se não tem dinheiro sobrando, decorar um apartamento pequeno acaba permitindo que você faça mais com menos. Mas como fazer isso?

Hoje, vamos ajudar você a pensar suas escolhas para que o seu novo cantinho no mundo seja decorado à seu gosto e com um orçamento reduzido. Quer aprender a decorar um apê pequeno sem gastar muito? 

É só seguir com a leitura!

Pare, olhe, escute

A primeira coisa que sugerimos é um exercício de percepção e reconhecimento. Antes de começar a fazer a lista de coisas, permita-se um momento de conexão com o espaço que você vai habitar.

Vá até cada ambiente, pare em um lugar do qual você possa ter a visão mais ampla e observe. Em sua mente, comece a preencher os espaços com móveis, cores, plantas e quaisquer outros objetos que você gostaria de ter em cada lugar. 

Imagine o sofá na sala, de tipos e tamanhos variados e em diferentes posições. As plantas, os móveis e coisas que você já tem e como distribuir tudo.

Olhe. Veja como a luz entra, onde bate o sol e onde há menos luminosidade. Por onde passa a maior quantidade de vento e até mesmo em que lugares se escuta mais ruído do lado de fora. 

Em outras palavras: faça um projeto em sua própria cabeça. Isso vai ajudar a pensar no todo, não só em pequenos fragmentos. Quando nós consideramos todas as possibilidades e necessidades antes, gastamos menos depois. 

Coloque o projeto no papel 

Hora de tirar esse projeto da sua cabeça e transformá-lo em realidade. Que tal começar fazendo um esboço do seu projeto em um papel? 

Em uma folha, desenhe a planta baixa do apartamento o mais parecido com o espaço real e desenhe os móveis, ainda que sejam representados por quadradinhos. Para não acabar comprando móveis maiores do que o espaço comporta, considere as medidas do ambiente e defina um tamanho máximo para sofás, mesas, cômodas, guarda-roupas, entre outros móveis.

A planta baixa do mobiliário ajuda a manter o foco no panorama completo. E você pode levá-la na hora que for às compras para ajudar na visualização do ambiente final. 

Uma dica de ouro: você não precisa comprar tudo de uma vez. Inclusive, é uma excelente ideia ver como cada objeto interage com o ambiente uma vez que entra no seu apartamento. As coisas podem parecer bem diferentes na loja e na sua casa. 

De Tok&Stock a brechós, vá a tudo

Quem tem que economizar e decorar um apartamento com pouco dinheiro não pode se dar ao luxo de comprar por impulso. 

Com sua planta baixa do apartamento, vá tanto a lojas de mobiliário modernas como em brechós de antiguidades. Engana-se quem acha que esses lugares são mais caros em tudo: sempre há oportunidades e itens em promoção que podem ser exatamente o que você procura. 

Além da questão econômica, também é bom ver várias opções de cada móvel. Às vezes, estamos procurando por um estilo e acabamos encontrando uma peça que nos surpreende do nada. 

E isso vale tanto para as lojas físicas como para suas buscas na internet. 

Faça networking de coisas  

Você tem compartilhado com muitas pessoas que está decorando seu apartamento, mas será que elas sabem que você, de repente, ainda não tem sequer uma mesa para comer e trabalhar?

Mande aquela mensagem legal para os amigos mais próximos, pessoas queridas e parentes e conte sua história! Temos certeza de que você vai se surpreender com a quantidade de coisas que vão lhe oferecer. 

De prateleiras a cortinas, passando por banquinhos e puffs, é bem capaz que você já risque da sua lista um monte de móveis e objetos que precisaria comprar. 

Hora do faça você mesmo

Se o orçamento está tão complicado que é até difícil comprar qualquer coisa e nenhum parente ou amigo bacana lhe deu algo que você precisa no apartamento, hora de você mesmo botar as mãos na massa. 

Soltando a sua criatividade, você pode construir desde luminárias de origami a estantes com caixotes de fruta pintados e colocados nas paredes. O que não falta na internet são vídeos sobre como construir praticamente qualquer tipo de coisa. 

Por exemplo, não tem nada melhor para quem está querendo decorar sua casa com pouco dinheiro do que apostar em plantas e fazer um jardim de apartamento. Com vegetação, tudo fica mais integrado, vivo e alegre.

Outra coisa que você mesmo pode fazer sem gastar muito é pensar nas melhores cores para seu apartamento. Às vezes, basta pintar uma só parede que um ambiente se transforma totalmente. Economize mais ainda pintando você mesmo e chame um amigo para ajudar!

Menos coisas, mais funções

Se o lugar não é muito grande, o melhor é ter móveis que cumpram diferentes funções ou que possam ser movidos no ambiente com facilidade. 

Por exemplo, nos quartos, ter uma cama com lugar para guardar outros objetos embaixo do colchão ajuda a economizar espaço e dinheiro com outros móveis. Baús são ótimos para manter a casa organizada e dão um toque rústico. Alguns servem até mesmo para sentar. 

Outra super dica: crie cheios e vazios nos ambientes. O que isso significa? Que você não precisa encher todo o lugar de coisas. Deixe espaços sem nada, isso cria ritmo na decoração e permite que cada objeto ou móvel possa ser apreciado. 

Além disso, fica mais fácil fazer com que aquela cadeira que fica na mesa de jantar também possa integrar o lugar onde você recebe amigos na sala. Com pouco, e aos poucos, você consegue ir decorando o apartamento gastando pouco e criando um lugar especial. 

Se você gostou do artigo de hoje, que tal ir mais a fundo na decoração e começar por um dos ambientes mais importantes do seu apartamento? Dá uma olhada no nosso artigo com várias ideias de como organizar o quarto do seu apê novo!