22 out 2020

Plantas para apartamento: quais as mais resistentes?

Compartilhe:

As plantas alegram os ambientes, deixam a casa mais bonita e são algo a que qualquer pessoa pode ter acesso. De fato, o que não faltam são espécies de plantas no Brasil, um país com um clima altamente favorável à vegetação e opções para todos os climas e lugares.

Se você é dos que tem vontade de ter plantas para apartamento, mas sente que não tem como dedicar muito tempo e atenção aos cuidados necessários para que elas estejam sempre bem, este artigo é para você.

A boa notícia é que há plantas que demandam pouquíssimo trabalho, são super resistentes e estão à sua espera para ganhar um lugarzinho na sua vida e na da sua família. 

Continue a leitura e vamos falar mais sobre o que você pode fazer e quais plantas escolher!

Você sabe o que é Urban Jungle?

Antes de começar a falar das plantas em si, queremos apresentar um conceito, se você já não o conhece. Trata-se do urban jungle, ou, em uma tradução literal, selva urbana. 

O urban jungle traz a natureza para dentro de casa, só que com muito mais intensidade do que ter poucas plantas. Significa realmente habitar sua casa com plantas de todos os tipos, criando ambientes únicos que tragam a natureza para dentro do seu lar.

Esse estilo tem conquistado muitos fãs principalmente entre as gerações mais jovens, como os millennials, que estão muito mais em contato com a tecnologia e também querem ter mais contato com a natureza, que parece ter ficado mais distante.

O urban jungle combina o uso de plantas menores com outras, de folhagem mais exuberante. E como hoje estamos falando de plantas de apartamento que sejam mais resistentes, no caso das de maior porte, você pode ter um ficus-lira, ciclanto ou a conhecida árvore-da-felicidade, entre outras várias opções.

Em um próximo artigo podemos detalhar melhor o que você pode fazer para deixar sua casa com cara de selva, mas com tudo harmonizado com sua decoração. 

Agora, a gente vai dar uma olhada em plantas de apartamento de outros tipos, as de menor porte, para você já ir começando a montar sua paisagem vegetal dentro da sua própria casa!

Uma vez que você descubra como é fácil, vai ver como seu apartamento vai ficar muito mais bonito e aconchegante.

Cactos e suculentas

Fáceis de cuidar e com manutenção mínima, os cactos conquistaram definitivamente um lugar em nossas casas e apartamentos e se adaptaram às nossas vidas tão corridas.

Ideais para pequenos espaços, podem ser plantados em vários tipos de vasos, inclusive os menores. Podem ser colocados sobre superfícies como prateleiras, mesinhas e janelas.

Como manutenção, basta uma rega a cada 15 ou 20 dias, dependendo de onde as plantas estejam. Quando sob a incidência direta do sol, vale a pena também ir acompanhando e ver quando a planta pede água. 

As suculentas são plantas com altíssima resistência, já que armazenam muita água dentro de suas próprias folhas, o que faz com que elas também sejam uma ótima opção de plantas para apartamento. 

Com elas, você pode fazer combinações de plantas diferentes e ter lindos jarros multiespécies. Dá para aguar tudo de uma só vez, e só de vez em quando: nesse arranjo vivo, você pode colocar cactos, suculentas, espadas de São Jorge e rosas de pedras, por exemplo. 

Comigo-ninguém-pode

Essa planta que veio da região amazônica, da parte mais próxima à Colômbia, migrou para as cidades e tem até fama de ter propriedades místicas. 

Por ter uma alta tolerância à baixa luminosidade e à uma reduzida umidade relativa do ar, figura entre as plantas mais resistentes para ter em um apartamento. 

Suas folhas exuberantes apresentam texturas características de acordo com cada variedade, mas no geral as folhas são verdes e com manchinhas brancas na parte central. 

Com um tamanho de até 50 cm de altura, fica muito bem em esquinas e canteiros. Para cuidá-la, regue sempre que a terra ficar seca, mas também não precisa colocar muita água, ou seja, evite encharcar o vaso.

Ao optar por ter uma comigo-ninguém-pode em casa, é preciso tomar alguns cuidados e precauções tanto com crianças quanto com animais, pois suas folhas possuem substâncias tóxicas que, se ingeridas, podem comprometer a saúde.

Nesse sentido, é fundamental deixá-la em um lugar de difícil acesso a outras pessoas e aos bichinhos de estimação.

Tulipas

Com flores grandes e multicoloridas, as tulipas alegram qualquer ambiente. Há milhares de variedades de tons que vão do branco ao amarelo, passando por vermelhas e azuis.

As tulipas vieram da Ásia e acredite: elas podem ser cultivadas até mesmo em um copo de vidro com um pouco d’água. Essa que é uma espécie perene (que fica verde o ano inteiro), costuma dar flores a partir dos 3 meses de semeadas.

São bastante resistentes a pragas e à variações de temperatura e o melhor lugar para plantá-las é onde haja muita luz do sol ou em lugares com meia-sombra. Para mantê-las bem, regue quando a terra esteja seca (mas não muito) ou quando perceber que as folhas estão perdendo vigor. 

Samambaia

Exuberantes, símbolo de ambientes tropicais, as samambaias preenchem qualquer lugar com sua presença marcante e delicada ao mesmo tempo. 

Melhor ainda: se você está procurando plantas para apartamento que sejam extremamente resistentes, saiba que as samambaias existem há muitos milhões de anos no planeta e seguem conosco até hoje. 

Ela fica bem tanto em decorações mais rústicas como em casas com ambientação mais moderna. Quando penduradas, deixam cair suas longas folhas formando um grande buquê. 

Na manutenção, nem regue muito, nem pouco. O ideal é verificar quando a terra está muito seca e colocar um pouco de água uma ou duas vezes por semana.

Jibóia

Essa trepadeira com origem mais do que tropical (da Polinésia Francesa) deve ser uma das plantas mais fáceis de cuidar: enquanto ela tiver espaço e um pouco de água, vai se multiplicar super rápido e crescer como uma longa e fina serpente. 

A jibóia se deu superbem como uma das melhores plantas para apartamento por praticamente não demandar atenção. Pode ser plantada em um vaso com pouca terra e até mesmo diretamente em água. Mas, cuidado: se você plantar em água, lembre de tampar a parte de cima para que não entrem mosquitos.

Amarelas, verdes ou com mesclas destas duas cores, você pode até plantar em um frasco e colocar em uma prateleira. Com pouco tempo, vai ver como saem novos brotos e ela vai conquistando o lugar. Esqueceu de regar? Não tem problema, a jibóia pode passar literalmente semanas sem ser aguada. 

Ter plantas dentro do seu apartamento é algo que pode modificar totalmente a “paisagem” da sua casa e torná-la mais aconchegante. O cuidado com elas pode se tornar uma atividade da família, gerando mais interação e ajudando as crianças a terem mais responsabilidade.

Essas plantas que vimos hoje são para qualquer pessoa ter em apartamento, até mesmo aquelas que têm fama de não conseguir manter nenhuma viva por muito tempo. Se você não é dos mais cuidadosos, não se preocupe, tem uma planta certa esperando para acompanhar a sua rotina e sem pedir quase nada em troca. 

Esperamos que você tenha gostado de nossa seleção de plantas super resistentes para apartamento e que qualquer pessoa é capaz de ter. E, se você é daquelas pessoas que também gosta de ter uma horta de temperos em casa, não deixe de conferir nossas dicas!