home office
19 Maio 2020

5 ideias de home office durante a quarentena

Compartilhe:

No momento atual, o home office tem sido adotado por muitas empresas com forma de proteção. Mas, sabemos que dividir o espaço familiar com o trabalho não é tarefa fácil. Então, que tal tornar essa experiência mais alegre e motivadora? Conheça 5 ideias de home office para manter o isolamento social com qualidade!

 

1. Tenha um cantinho só seu

Impedir que o trabalho invada sua privacidade é uma das primeiras medidas que você deve ter ao realizar o home office. Sendo assim, escolha um local da casa que seja mais “neutro” para instalar sua estação de trabalho.

Pode ser na sala, no quarto, na cozinha ou até mesmo no tradicional “quarto da bagunça”. O importante é que seja silencioso e passível de isolamento, caso você precise fazer uma videoconferência, por exemplo.

 

2. Mantenha tudo organizado

Ter todos os recursos de que você precisa para trabalhar em um único lugar facilita muito na manutenção da rotina de trabalho em home office. Portanto, se for possível, deixe tudo à mão: computador, telefone, agenda, documentos, etc.

Mas, caso sua mesa de trabalho não seja permanente, o jeito é deixar tudo organizado de modo que seja fácil montá-la e desmontá-la diariamente.

Reserve um local para deixar tudo guardado quando você não estiver trabalhando.

 

3. Providencie o mínimo de conforto

É fato que a maioria de nós não estava preparada para levar o trabalho para casa de maneira tão permanente. E nossos móveis podem refletir essa falta de preparo.

Sofás confortáveis demais, cadeiras nada ergonômicas para passar o dia todo sentado e mesas localizadas em lugares em que a família passa a maior parte do tempo, podem prejudicar a produtividade e dar aquela dor nas costas no final do dia.

Então, para que o seu home office seja o mais proveitoso e saudável possível, providencie o mínimo de conforto. Você pode reorganizar os móveis de modo a criar um cantinho específico para o trabalho, mais distante das áreas “badaladas” da sua casa.

Aquela cadeira que não é tão confortável assim pode ganhar uma almofada, que ajudar para que você fique na altura exata da mesa, poupando sua coluna e também os seus braços.

 

4. Estipule um horário de trabalho

Conciliar trabalho e família 24 horas por dia exige mais rigor  com os horários. Sendo assim, crie um cronograma de atividades para todos na casa.

Enquanto você trabalha, o que as crianças devem fazer? Estudar, brincar ou assistir TV?

Lembre-se que, para elas, esse momento também é delicado. Por essa razão, haverá uma cobrança maior de que você esteja mais presente nas atividades do dia a dia.

Portanto, defina pausas para interagir com os demais membros da família e também dar um descanso à sua mente. Você pode, por exemplo, usar o método Pomodoro para definir os períodos de trabalho e descanso.

 

5. Tenha cuidado com a dispersão

Estar em casa o tempo todo gera uma rotina totalmente diferente da que estamos acostumados. E isso nos leva à dispersão.

Acessamos mais a internet, ficamos atentos aos movimentos da casa, nos distraímos com o som da TV e queremos fazer mil coisas ao mesmo tempo. Tudo isso pode minar sua capacidade de concentração e, consequentemente, comprometer suas atividades profissionais.

Diante disso, teste algumas ferramentas para evitar a dispersão e verifique qual delas funciona melhor:

  • Usar fones de ouvido com uma música tranquila para bloquear os ruídos da casa;
  • Isolar-se em um cômodo que possa ter a porta fechada quando você estiver desenvolvendo um trabalho que exige mais atenção. 
  • Usar protetores de ouvido para barrar o som;
  • Realizar as atividades mais difíceis quando as crianças da casa  estiverem dormindo.

Ter dificuldades na hora de conciliar família, trabalho e estudos no mesmo local é perfeitamente normal. Portanto, não se cobre tanto. Vá testando os arranjos que melhor funcionam para você e sua família.

Curtiu essas ideias de home office para manter a quarentena?  Então certamente você vai querer saber também como ser mãe e profissional ao mesmo tempo durante este período. Acesse o post e confira!