Morar sozinho
09 abr 2020

Comprar um apartamento e morar sozinho: mitos e verdades

Compartilhe:

Se você está perto de alcançar o sonho de comprar um apartamento e finalmente morar sozinho, primeiramente, tem todo direito de se orgulhar desta conquista. Sem dúvida, será uma grande experiência de vida.

No entanto, precisa saber que essa nova empreitada será uma grande aventura e, assim como existem vantagens em morar sozinho, há muitas verdades que não te contaram e você terá que aprender na prática.

Para desmistificar o assunto, preparamos este conteúdo com uma série de mitos e verdades sobre morar sozinho que você precisa conhecer.

Boa leitura!

 

Verdade: você precisará aprender a cozinhar

Se ainda falta um tempinho até que você saia da casa de seus pais, aproveite para pedir dicas sobre culinária, pois quando você se mudar, se não souber ao menos o básico, se arrependerá bastante.

Somente quem passa pela mudança drástica de um dia simplesmente acordar e perceber que a comida não surge sozinha na mesa sabe o quanto é importante desenvolver habilidades para cozinhar.

Você perceberá que viver de sanduíches, pizza e miojo, além de não ser saudável, se torna extremamente enjoativo com o tempo, sem mencionar o quanto pesa no orçamento (que é outro ponto que abordaremos mais adiante).

Felizmente, hoje em dia é possível encontrar tutoriais e vídeos explicativos para praticamente tudo na internet. Não hesite em procurar receitas no YouTube e comece a praticar.

 

Mito: diversão o tempo todo

A primeira dura realidade que morar sozinho te mostrará é que você não está em um filme do Macaulay Culkin, onde tudo é possível e você faz o que quer quando bem entender.

O primeiro fato é que tudo é caro. Sim, tudo! Mas, por quê? Pelo fato de todas as despesas para morar sozinho serem de sua responsabilidade.

 

Leia também: Problemas que você deve evitar na compra do seu apartamento

 

Gosta de tomar banhos quentes? Pois bem, se o chuveiro queimar, o conserto ou a compra de um novo sairá de seu bolso. A pia da cozinha está vazando? Adivinhe quem terá que resolver isso, se não quiser que um monstro de mofo se desenvolva e estrague todas as suas coisas? Exatamente, você!

Aos poucos, você verá que aquele dinheiro do barzinho no final de semana ou aqueles mimos que você adora se presentear, nem sempre estarão ao seu alcance, já que agora existem prioridades mais importantes em sua vida.

 

Mito: a casa terá a aparência que você sempre sonhou

Todas aquelas referências que você viu no Pinterest e em sites de decoração são sonhos bem distantes por uma série de motivos. Quando morar sozinho, entenderá que tempo livre e dinheiro valem muito mais do que você pode imaginar.

Para conseguir dinheiro o suficiente para deixar a casa com seu estilo, será preciso trabalhar e poupar bastante, e isso leva tempo. Falando em tempo, é provável que em seu tempo livre você priorize descansar.

 

Mito: você convidará muitas pessoas para sua casa

A realidade é que, depois da primeira festinha que você der para comemorar sua conquista, a faxina e os estragos que ficarão sob sua responsabilidade te farão pensar bastante antes de convidar alguém novamente.

 

Dica: saiba como manter a casa organizada com hábitos simples

 

Diferente de como era quando você morava com seus pais, os cômodos não se limpam sozinhos, o banheiro não fica cheiroso se você não o lavar regularmente e o pó não desaparece dos móveis se você utilizar de vez em quando uma invenção chamada espanador.

Ao convidar pessoas para sua casa, você verá que terá mais louça para lavar e mais gastos com comida. Mas, por um lado, selecionar melhor o uso de seu tempo e as amizades que continuarão integrando seu círculo social faz parte do processo de amadurecimento.

 

Verdade: a paz de morar sozinho compensa todos os esforços

Isso é uma verdade indiscutível. Não importa o nível dos perrengues que você passe, principalmente no primeiro ano, a sensação de sentar-se em seu sofá no final de um dia de trabalho, ouvir uma música, colocar em sua série preferida ou simplesmente usufruir do silêncio de sua casa, faz todos os problemas se tornarem pequenos.

A paz de aprender a conviver e gostar de sua própria companhia e a liberdade para tomar as decisões que quiser são aspectos que não dá para precificar. Sem dúvida, são pontos que fazem com que a balança equilibrem para o lado positivo de morar sozinho.

E aí, vai encarar a compra do seu apartamento? Conheça os empreendimentos da EMCCAMP que foram feitos especialmente para quem deseja morar sozinho!