15 out 2020

O que é um bairro planejado e quais as vantagens de se morar nele?

Compartilhe:

Se planejar os lugares onde moramos não fosse tão importante, a gente não se preocupava com isso há milhares de anos.

Desde mais ou menos 2600 anos a.C. já existiam povoados que buscavam organizar a forma como as cidades eram construídas. Dentre os objetivos daquela época, estava a criação de zoneamentos nos centros urbanos, por exemplo. As casas eram localizadas em ruas menores, mais protegidas da poluição sonora, do trânsito intenso ou mesmo de ameaças externas. 

Aliás, quando a gente olha para o que é importante na atualidade, parece que queremos as mesmas coisas que nossos antepassados: um lugar tranquilo, onde possamos nos sentir confortáveis não só dentro de nossos apartamentos, como também nas imediações, distantes de todo o caos da cidade grande.

E se realizar o sonho da casa própria já é fabuloso, imagine viver em um lugar que oferece tudo isso que comentamos acima. Para tanto, surgiram os bairros planejados, um conceito que nasceu nos Estados Unidos e busca proporcionar mais segurança, bem-estar e conforto para todos os moradores. 

Um bairro planejado é como se fosse uma minicidade, com toda a infraestrutura que você precisa para se sentir bem sem ter que sequer sair do complexo.

Quer saber mais sobre os bairros planejados e conhecer as vantagens de comprar um imóvel em uma iniciativa imobiliária deste tipo? Continue conosco e siga a leitura!

#01 Oferta de serviços

Imagine precisar de qualquer coisa e ter tudo ali, pertinho de você, sem ter nem pegar o carro e ir a outro lugar longe de casa?

Nosso tempo é muito escasso, então é fundamental ter a praticidade de contar com uma completa oferta serviços úteis para o dia a dia. 

Uma das vantagens de morar em um bairro planejado é ter acesso tanto à uma vasta infraestrutura dentro do bairro, como facilidade para chegar ao centro da cidade. Essa combinação é o que garante mais qualidade de vida para os moradores e ainda ajuda a valorizar o imóvel. 

Só para você ter uma ideia, quando você opta por morar em um bairro planejado, tem ali do lado serviços como: centro comercial, supermercado, posto de saúde, posto policial, escolas, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e áreas de socialização. 

Ao invés de manter a antiga polarização entre bairros comerciais e bairros residenciais que nos obrigava a nos deslocar de um lugar a outro na cidade, um bairro planejado une o melhor dos dois mundos: um ambiente tranquilo e agradável com acesso a tudo que você quer ter na própria vizinhança. 

#02 Distribuição das edificações

Viver em um bairro planejado é saber que todos os edifícios foram construídos de forma que interfiram o mínimo possível uns nos outros. Os prédios precisam “respirar”, ou seja, ter muito espaço entre eles para que os moradores não se sintam amontoados.

Outra coisa que a gente nem sempre lembra que existe, mas que são pontos fundamentais na hora em que os arquitetos estão planejando o bairro, é a orientação geográfica das edificações. A distribuição dos cômodos e dos edifícios tem muito impacto no seu dia a dia.

Isso porque o projeto considera a incidência dos ventos, a orientação da luz do sol e até mesmo questões como a privacidade. Em terrenos pequenos, as construtoras têm menos liberdade, mas em um bairro planejado, tudo isso pode ser pensado da melhor forma. 

#03 Sustentabilidade ambiental

Lembra quando falamos sobre a distribuição das edificações, que nos bairros planejados consideram-se questões como a ventilação e iluminação naturais?

Isso tem tudo a ver com sustentabilidade, já que você vai gastar menos energia elétrica na sua casa, o que é bom para o meio ambiente, e para o seu bolso.

Mas a responsabilidade com uma forma de habitar mais sustentável vai além disso, quando falamos de um bairro planejado. 

Neste sentido, é comum contar com programas de coleta de resíduos recicláveis e controles de consumo de água mais eficiente. Além disso, a presença de áreas verdes também materializa a preocupação com a natureza e criam espaços onde a modernidade convive de forma equilibrada com recursos naturais.

#04 Segurança

Tem coisa melhor do que se sentir seguro, não só dentro de nossos apartamentos como também quando saímos para caminhar um pouco, pegar nossos carros ou até mesmo na hora de voltar para casa?

As questões relacionadas a tudo que seja necessário para a segurança dos moradores figura entre os pontos mais importantes em bairros planejados. Em todos os espaços comuns, dá para aproveitar todos os momentos do dia a dia sem se preocupar com absolutamente nada. 

Isso acontece nos bairros planejados porque eles são projetados pensando na implantação de todos os sistemas de segurança que temos à disposição. Seja em relação à tecnologia de monitoramento, perímetro reforçado, entradas controladas ou até mesmo o uso de uma iluminação adequada, nada fica de fora. 

#05  Áreas de lazer

Tudo muda quando você sente que o lado de fora é quase uma continuação do seu apartamento, só que com muito mais opções! Imagine viver em um lugar que convida a sair e aproveitar tudo o que o exterior tem a oferecer?

Esse é o tipo de experiência que você tem quando mora em um bairro planejado. Mais do que construir edifícios pensados para proporcionar o máximo de conforto, as construtoras também criam espaços comuns para todas as necessidades. 

Por exemplo, você tem acesso a áreas verdes dentro do próprio bairro, onde pode ir a relaxar e tomar um pouco de sol. Também se encontram à sua disposição espaços como salões de festas para fazer suas comemorações ou mesmo playgrounds onde seus filhos podem brincar com toda a liberdade.

O lazer é algo fundamental em nossas vidas. Combate o estresse físico e emocional e tem tudo a ver com nossa saúde. Por isso, contar com espaços dentro dos próprios condomínios e bairros planejados é importante, já que nem sempre temos a possibilidade de ir a outros lugares mais distantes. 

Viver bem vai além de ter um bom apartamento. Precisamos sentir que nosso bairro faz parte de nossas vidas, rotinas, necessidades e até mesmo de nossos desejos.

Gostou da ideia? Conheça o Parque Cerrado, o mais novo bairro planejado de Belo Horizonte!