Como economizar dinheiro ganhando pouco: 5 dicas imperdíveis
12 abr 2021

Como economizar dinheiro ganhando pouco: 5 dicas imperdíveis

Compartilhe:

Economizar dinheiro pode ser desafiador para quem ganha pouco, mas não é algo impossível. Então, para começar a economizar de verdade, é necessário realizar um planejamento financeiro de acordo com o seu orçamento mensal, considerando qualquer tipo de gasto presente em sua rotina, seja contas fixas ou gastos com lazer. Logo, para ajudar você nessa jornada de economia, listamos 5 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco. Boa leitura!

1. Organize suas finanças

O primeiro passo para você começar a economizar dinheiro é se planejar. Isto é, coloque tudo na ponta do lápis e entenda quais gastos são prioritários e quais são supérfluos. Dessa forma, você saberá por onde começar a cortar nas despesas.

Além de controlar o dinheiro que sai, é imprescindível que você saiba o valor que entra mensalmente para fazer um planejamento financeiro coerente com a sua renda.

Portanto, as planilhas são uma ótima forma para começar a organizar as finanças porque proporcionam um panorama geral do seu orçamento.

Existem diversos aplicativos e plataformas que podem te ajudar com essa missão, de maneira fácil e eficaz, como: Google Sheets, Mobills e Zoho Sheet .

2. Quite suas dívidas e coloque as contas em dia

Antes de começar a economizar dinheiro, existe um passo super importante: quitar as dívidas! Sim, para você começar um planejamento financeiro ou um investimento, é necessário que as suas  contas e dívidas estejam em dia. Assim, você garante que nenhum imprevisto financeiro ocorra durante o seu planejamento.

Os parcelamentos, empréstimos e financiamentos apresentam grandes juros, porém, você pode renegociar essas dívidas com bancos e financeiras, diminuindo o valor final das contas.

Com isso, você conseguirá dar início ao seu projeto de como economizar dinheiro ganhando pouco. Então, atente-se às suas pendências financeiras!

3. Liste seus objetivos e metas

Para ficar cada vez mais motivado(a) e focado(a) para economizar dinheiro, você deve estipular objetivos e metas específicas para tornar o seu planejamento financeiro mais real e palpável.

Para isso, você deve se perguntar:

  • Quanto posso economizar mensalmente?
  • Qual é a minha meta de retenção de dinheiro até o final do ano?
  • O que pretendo fazer com esse dinheiro?
  • Consigo melhorar esse valor mensal?

O segredo é se questionar! Desse modo, você consegue ter em mente o que quer realizar com o planejamento, por exemplo: quero comprar um carro à vista ou quero conquistar um apartamento próprio, e por aí vai…

É a partir desse raciocínio que você conseguirá se organizar de acordo com o seu objetivo final, compreendendo o tempo para atingir o valor total e, finalmente, conquistar seu grande sonho. Portanto, mantenha o foco e obtenha sucesso!

4. Revise seus hábitos de consumo

Cortar gastos desnecessários é essencial para você começar a economizar dinheiro de fato. Por isso, uma dica infalível para melhorar o seu planejamento financeiro é rever seus hábitos de consumo.

Pergunte-se:

  • Esse gasto pode ser minimizado?
  • Posso substituir esse gasto de lazer por outro mais em conta?
  • Preciso gastar dinheiro com isso todo mês?
  • Eu realmente preciso disso?

A partir dessas pequenas modificações em sua rotina de gastos, você notará a diferença no seu orçamento e poderá guardar mais dinheiro para a meta final.

Além disso, observe com o que você gasta o seu dinheiro e procure entender a real necessidade daquela compra. Supervisione seus gastos para economizar dinheiro ganhando pouco!

5. Aplique seu dinheiro

Deixar o seu dinheiro reservado na poupança ou na conta-corrente não é a melhor opção. Ou seja, a melhor forma de fazer seu dinheiro render é investindo-o!

Logo, procure aplicar seu dinheiro em fundos de investimento que apresentam alta liquidez, e tenham acesso ao valor a qualquer momento!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como economizar dinheiro ganhando pouco? Esperamos que elas te ajudem a estruturar um planejamento financeiro eficiente para você realizar o sonho do apartamento próprio com a nossa ajuda!

Quer continuar se aprofundando sobre o assunto? Continue navegando em nosso blog e acesse diversos conteúdos sobre educação financeira.