03 set 2020

A importância de brincar com os filhos

Compartilhe:

As aulas mal tinham começado quando as escolas tiveram que ser fechadas sem uma data prevista para retorno, por conta da pandemia do novo coronavírus. A partir de então, ficar em casa passou a ser uma regra para todos, principalmente para as crianças, que não puderam mais ir à escola.

Diante da necessidade de passar o dia inteiro com os pequenos em casa —, o que é uma novidade para a maioria das pessoas —, surge uma nova questão que vem tirando o sono de muitos pais: o que fazer para entreter as crianças durante o período de isolamento social?

De fato, nem sempre é possível evitar que elas fiquem chateadas ou irritadas com essa nova realidade, mas o importante é não entrar em conflito e fazer de tudo para amenizar os impactos psicológicos.

O segredo é criar uma rotina de atividades além das aulas à distância, que muitas escolas vêm adotando.

Neste artigo, você confere algumas dicas de como manter a criançada ocupada durante todo o dia. Continue a leitura!

 

Controle o uso dos dispositivos eletrônicos

Embora as crianças de hoje em dia gostem de passar o tempo todo em frente à televisão ou do computador, isso está longe de ser a melhor opção para o bem-estar físico e mental delas.

Assim, o mais indicado é usar a criatividade e relembrar os velhos tempos de infância para brincar com os filhos, apostando em atividades que não usem tanta tecnologia.

Há diversas brincadeiras que você pode fazer, como pular-corda, pique-esconde, desenho e pintura, entre outras, dependendo do espaço que você tiver em casa.

Nos próximos tópicos, vamos dar mais algumas ideias de brincadeiras para fazer com os filhos em casa.

 

Faça jogos que estimulem a mente

Sabe aqueles joguinhos de tabuleiro que você adorava quando era criança? Então, os seus filhos também vão curtir!

Banco imobiliário, Jogo da Vida, Cara a Cara, são alguns nomes de jogos muito famosos de antigamente e que podem ser facilmente encontrados nas lojas de brinquedos até hoje!

 

Invista nas atividades manuais

Não há melhor época para aprender a fazer algo do que a infância. Pensando nisso, que tal aproveitar esse momento para fazer com que seus filhos desenvolvam alguma habilidade manual?

Pode ser desenho, pintura, artesanato, tocar um instrumento ou até mesmo cozinhar! A ideia é que eles aprendam brincando. Depois, todos ficarão orgulhosos do resultado!

 

Desperte em seus filhos o gosto pela leitura

Todos nós sabemos o quanto é importante gostar de ler para adquirir conhecimentos e formar opiniões, só que esse é um hábito que deve ser cultivado desde muito cedo.

Então, que  tal reservar um tempinho para brincar com os filhos fazendo a leitura de histórias?

Você pode utilizar joguinhos que envolvam a formação de palavras ou propor títulos de livros para que eles leiam, de acordo com a idade de cada um.

Outro ponto muito importante é estimular a curiosidade para que eles façam perguntas sobre as histórias. Agindo assim, você aproxima seus filhos dos livros e ainda se diverte com eles.

 

Reveja as fotografias de família (e aproveite para renová-las)!

Recordar é viver, já diz o velho ditado. O tempo passa muito rápido e, por isso, rever fotos antigas pode ser uma ótima maneira de se emocionar e se divertir com seus filhos. Afinal, cada fotografia guarda um momento muito especial na vida de cada um da família.

Crianças um pouco mais velhas vão adorar ver seus retratos de infância, no entanto, se elas forem muito pequenas, vale aproveitar para fazer fotos novas! Assim, o tempo vai passar voando!

Brincar com os filhos é mais do que uma mera diversão, é uma maneira de fazer com que eles se desenvolvam mais rápido e tornem-se mais inteligentes! Anotou as sugestões? Então, aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares!