23 jul 2020

5 aplicativos para facilitar o trabalho em home office

Compartilhe:

Com a necessidade do isolamento social, o home office se tornou obrigatório para a maioria dos profissionais. E uma pesquisa do ISE Business School mostrou que ele é aprovado por cerca de 80% dos gestores.

No entanto, sempre tem aquelas pessoas que preferem o modelo de trabalho tradicional e sentem falta de uma interação mais direta com os colegas, por isso, encontram dificuldades para desempenhar suas tarefas fora do escritório.

Se você faz parte desse grupo, temos uma boa notícia: não é porque você está trabalhando em casa que a interação vai diminuir!

Dá uma olhada nessa lista de 6 aplicativos ou ferramentas que podem te ajudar a manter o mesmo nível de interação e, de quebra, ainda ser mais produtivo!

 

1. Slack

Desenvolvida especialmente para o trabalho remoto, essa plataforma reúne a funcionalidade de um aplicativo de mensagens com a experiência de colaboração, criando uma espécie de rede social onde todos os membros da equipe conseguem comunicar-se online. 

É possível criar “espaços de trabalho” para cada projeto ou equipe, assim, você pode trocar mensagens, compartilhar arquivos, criar enquetes, visualizar o andamento de projetos etc.

O Slack possui uma versão gratuita e se integra a outros aplicativos, como Google Drive e Documentos. 

 

2. Google Apps

Por falar em Google, quem ainda não utiliza os seus aplicativos para facilitar o dia a dia? Se você ainda não os conhece, eles já estão inclusos na conta do Gmail. Ou pode contratar o G Suíte, que contém os planos pagos para empresas. 

O bom desses aplicativos é que eles podem ser utilizados diretamente no seu navegador (sem precisar baixar nada no computador ou celular). 

Você pode formatar documentos, planilhas, apresentações, pesquisas, agendar e realizar videoconferências e muito mais.

E, ainda, compartilhar arquivos facilmente  com os integrantes da sua equipe, por meio de link direto ou enviando por email.

 

3. Asana

Esta é uma plataforma de gerenciamento de projetos. Nela, você pode definir as etapas e as tarefas, estabelecer prazos e atribuir as responsabilidades de cada um.

Além disso, dá para verificar o andamento das atividades de acordo com o formato que cada um escolher: lista, caixa de entrada e calendário.

Assim, o risco de pular uma tarefa ou perder prazos é quase nulo, pois o sistema envia um e-mail avisando quando a tarefa está perto de expirar. Ou seja, ele garante que tudo seja entregue dentro do prazo. 

Com certeza, é uma mão na roda para todo o time!

 

4. Notion

O  Notion é um aplicativo que permite criar notas, assim como o Evernote, que é o mais conhecido nessa categoria. Mas ele tem muitas outras funcionalidades, como gerenciar projetos, armazenar e gerenciar dados, organizar documentos, listas de tarefas e várias outras informações. 

Se você quiser centralizar todas as informações necessárias para o seu trabalho em um só lugar ou precisar compartilhar com toda a empresa, o Notion é o app certo para isso.

 

5. Loom

Você está participando de reuniões de videoconferência todos os dias e fica difícil acompanhar a avalanche de informações? O Loom pode ajudá-lo a resolver esse problema. 

Ele é uma extensão do Google Chrome que permite gravar reuniões em vídeo ou capturar sua tela de computador —  muito útil para explicar o passo a passo de um processo, por exemplo.

Viu como dá para ser ainda mais produtivo e interagir no conforto da sua casa? Aproveite e saiba também como conciliar trabalho e família em tempos de isolamento social!