Decoração de apartamentos pequenos: 4 dicas para vencer esse desafio

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Decoração da sala em um apartamento decorado da Emccamp

Apartamento decorado do Residencial Bosque dos Pássaros (Santa Bárbara D’Oeste/SP)
Crédito da Imagem: Márcio Kato

Unir conforto, aproveitamento de espaço e personalidade é a grande dificuldade na decoração de apartamentos pequenos. Para você vencer este desafio, a arquiteta da Construtora Emccamp, Isabella Fernandes e Souza, dá algumas dicas:

1. PLANEJAR É PRECISO

O ponto-chave para decorar apartamentos compactos é um bom planejamento. “Móveis planejados são os ideais para esses espaços, pois a confecção sob medida permite o bom aproveitamento de cada cantinho da casa”, comenta Isabella. Além disso, na hora de escolher os móveis, é interessante usar os menos robustos e com dimensões proporcionais ao espaço compondo um mobiliário mais leve. “Eles ajudam a valorizar os espaços menores”.
E, na hora de planejar, é importante analisar a rotina dos moradores. “Com soluções criativas, há uma otimização dos espaços e uma integração perfeita dos ambientes, deixando o apartamento equilibrado e confortável na medida certa para as pessoas que irão morar nele”, conclui.

 

2. AMPLIAR COM CORES E ESPELHOS

Outro ponto essencial é a escolha das cores. “Cores mais neutras dão a sensação de que o ambiente é mais amplo”, destaca a arquiteta. Isso vale tanto para as paredes e parte do mobiliários, não impedindo o uso de cores nos objetos de decoração e móveis de destaque. Ambientes claros transmitem sofisticação e dão a impressão de que são maiores do que a realidade.
Ainda segundo Isabella, a utilização de espelhos pode ser uma ótima estratégia. Mais comumente usado na sala e quartos, também dão amplitude ao ambiente.

 

3. ATENÇÃO COM OS REBAIXAMENTOS

É bom ter cuidado com os rebaixamentos de gesso no teto. “Se o ambiente for muito pequeno e tiver o pé direito baixo, é melhor evitar o rebaixamento, ou então ter muita cautela na hora aplicação dele, para que não dê a sensação de que o local é ainda menor”, reforça Isabella.

 

4. ILUMINAÇÃO

O projeto de iluminação pode ser um ótimo aliado para dar um ar de sofisticação ao ambiente quando bem executado. “Costumo sugerir pontos de sanca, valorizando um elemento como um painel, mobiliário ou algum outro objeto de decoração, pois, além de destacar o que é desejado, ajudam a deixar o cômodo mais aconchegante e elegante”, comenta. A arquiteta ainda destaca a importância de aproveitar a luz natural. “Na sala, por exemplo, é melhor utilizar cortinas com tecido ou material translúcido, para aproveitar a luz do dia”.

Viu só como algumas dicas podem te ajudar? Com um projeto bem elaborado, você vai conseguir espaços mais bem aproveitados e com mais funcionalidade, o que é essencial em apartamentos menores.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!