Como cultivar uma horta de temperos na cozinha do apê

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Os temperos e outras plantas de pequeno porte podem ser cultivados na área interna da casa. As vantagens de ter sua própria horta são muitas: não são usados agrotóxicos, os temperos são frescos, praticidade para colher os temperos etc.

Você pode plantar manjericão, tomilho, alecrim, coentro, salsa, orégano, hortelã, pimenta, sálvia… São várias as possibilidades que vão deixar seus pratos mais saborosos e sua cozinha muito mais agradável.

O ambiente fica mais alegre. O cheiro fresco dos temperos se espalha pelo cômodo e torna a experiência de cozinhar muito mais gostosa! Que tal ver nossas dicas de como montar jardins simples e lindos que vão trazer personalidade e uma nova vibe para sua cozinha.

Dicas gerais de como plantar:

como plantar

Primeiro você deve escolher um vaso e colocar nele pedaços de telha quebrada e pedras. Esse será o sistema de drenagem que vai conter a água e evitar a umidade excessiva dentro do recipiente. Depois, coloque uma pequena camada de areia e, por fim, a terra. Feitas essas etapas, você já pode colocar as sementes ou mudas.

Se o recipiente não for furado em baixo, evite coloque água em excesso para não sobrecarregar a drenagem. Outro cuidado importante é deixar a horta a, no máximo, um metro de distância da janela. As plantas vão precisar da claridade para crescerem fortes e saudáveis.

Sugestões de hortas para sua cozinha:

Mini baldes:

Você pode encontrá-los prontos, ou pintar com tinta óleo. A dica aqui é pendurar as alças com pregadores em uma corda ou fio fazendo, assim, um criativo jardim suspenso. Você economiza espaço e impressiona as visitas!

vaso de planta no balde

Concha para cereal:

Um utensílio comum – encontrado em casas de ração por um bom preço – que pode se transformar em vasos criativos. A alça ainda ajuda na movimentação e transporte dos recipientes!

plantar na concha

Potes de vidro:

Podem ser colocados lado a lado no parapeito da janela, ou fixados na parede. Por serem transparentes você pode caprichar nas pedras da drenagem. Pedras bonitas e coloridas vão chamar ainda mais atenção!

plantar no pote

Vaso de planta invertido:

Minimalista e impressionante! Regados por cima e com as plantas de ponta cabeça, esses vasos suspensos ainda são uma grande novidade e surpreendem muito à primeira vista. A vantagem, além do estilo, é que não ocupam espaço útil, ficando pendurados onde você achar mais conveniente.

vaso suspenso

Combinações de vasos diferentes:

Você também pode selecionar vasos de vários formatos e cores. A regra é não repetir! Varie bastante e chame atenção pela ousadia e criatividade!

vasos diferentes

Gostou das nossas ideias? Qual desses jardins você vai fazer na sua cozinha? Pense em outras formas, misture as ideias. A casa é sua e toda a criatividade é bem-vinda para tornar o ambiente mais saudável e atrativo com um lindo jardim!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

  1. Elma 18 de agosto de 2017 as 10:24

    Tenho uma área a céu aberto onde tento cultivar ervas. Algum bicho come não sei se é lagartixa ou formiga ou calango. Como posso posso proteger minhas ervas? Moro em segundo andar. obrigada .

    Responder
    • Emccamp Residencial
      Emccamp Residencial 18 de agosto de 2017 as 17:15

      Ei, Elma! Tudo bem? Você pode tentar fazer água de fumo com sabão, que deve ser pulverizada em toda a planta durante alguns dias seguidos. Não há uma receita específica para esse remédio popular, mas você pode testar com 1 litro de água, 10 cm de fumo de rolo ralado e ½ sabão em barra ralado. Misture todos os componentes e deixe descansar por 24 horas e então pode pulverizar sua planta. Depois nos conte se deu certo, tá? 🙂

      Responder

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!