Problemas que você deve evitar na compra do seu apê

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O verdadeiro grande vilão na compra de um imóvel é a falta de preparo! Separamos os 3 maiores problemas que você pode encontrar, e como evitar cada um deles com um bom planejamento.

Avarias técnicas que impossibilitam o financiamento do imóvel:

problema com financiamento

Os problemas com avarias técnicas podem ser de várias naturezas, como:

  • Área da obra invade terreno de vizinhos com muros;
  • Irregularidades junto à prefeitura;
  • Construção comprometida de alguma forma;
  • Área da planta não condizente com a área real da obra.

Em situações como essas, é preciso que um profissional analise e faça uma liberação. Para cada caso, uma existe especialidade responsável: topógrafos, engenheiros, até advogados. Aqui certamente você terá uma dor de cabeça principalmente pelo tempo gasto para resolver as pendências.

Como evitar:

É importante verificar se:

  • O projeto foi aprovado;
  • A incorporação é registrada;
  • A obra tem seguros de risco de engenharia e garantia de obra;
  • Há patrimônio de afetação? Este item não é obrigatório, mas é uma garantia a mais para o comprador de imóveis na planta.

“Prevenir é melhor que remediar!” A sabedoria popular tem peso aqui. Se você tiver problemas como esses, as soluções serão custosas. Por isso leia sobre a construtora antes de fazer sua compra.

Veja matérias de especialistas na Internet, opiniões de moradores etc. Tudo isso pode deixá-lo mais seguro em fechar negócio com uma empresa que entregará as chaves e a documentação em dia e sem complicações.

Burocracia na aquisição de um imóvel:

Após comprar um imóvel, existem uma série de procedimentos que precisam ser feitos. São averbações, licenças, escrituras etc. No caso de um financiamento associativo de um imóvel na planta, todas essas etapas já são concluídas ainda durante as obras.

O perigo é negligenciar os documentos, ou cair na cilada dos “contratos de gaveta” (nome dado aos documentos que são guardados por anos sem os devidos tramites para transferência em cartório). Felizmente quando sua compra é feita diretamente com a construtora, todo esse processo é bem alinhado e cada etapa exigida em tempo hábil evitando problemas futuros.

Como evitar:

Certamente não há como evitar essas etapas, mas sim as dores de cabeça que elas podem trazer. Mesmo antes dos procedimentos, consulte a construtora e peça uma lista de todos os documentos necessários. Certifique-se que terá todos em mãos na hora necessária. Isso vai evitar atrasos e facilitar um processo que pode se tornar penoso.

Faltas jurídicas descobertas no financiamento:

Faltas jurídicas descobertas no financiamento

É muito comum enfrentar pendências jurídicas ao comprar um imóvel de uma pessoa física: pendências contratuais, problemas com a regularização no registro do imóvel etc. Mas isso pode acontecer até mesmo na compra feita com construtoras e é preciso ter atenção!

Às vezes, até as construtoras podem ter problemas com ações judiciais e extrajudiciais, em casos extremos, abandono de obra por parte de cooperativas etc.

Como evitar:

Mais uma vez a pesquisa é o ponto chave! Conheça a construtora, suas obras, seu legado e sua reputação. Certamente uma construtora sólida no mercado, terá o projeto aprovado, a incorporação Registrada, obras com seguros de risco de engenharia e garantia de obra, além do patrimônio de afetação.

Teve atenção a cada dica? Então esses grandes problemas não serão incômodo algum para você. Faça seu dever de casa lendo sobre a construtora com que deseja fechar negócio e prepare antecipadamente toda a papelada necessária. Pronto! Agora é só fazer planos sobre a primeira festa com familiares e amigos no seu novo cantinho!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!